français

        english

JARDIM DE ROBERTO BURLE MARX  -  CASARÃO DE 1837 

  HOSPEDAGEM | LOCAÇÃO | VISITAS SOMENTE  COM  AGENDAMENTO

Roberto transformou o antigo terreiro de café em um jardim com 5 espelhos d’água, esculturas de pedras, 19 quedas d’água e 2 piscinas, divididos em 3 diferentes níveis. A água que alimenta o jardim foi desviada do antigo lavador de café (que ainda existe). A água das piscinas vem de outra nascente. São piscinas de água corrente natural, sendo que na piscina de criança tem uma escultura de pedra de mó e um repuxo de água.

O projeto é do final da década de 70. Foram cerca de 10 anos entre a criação e a conclusão da obra. É um jardim em constante movimento que se modifica a cada estação sem jamais perder seu encanto e esplendor e representa, sem dúvida, uma das mais completas e expressivas obras de Roberto Burle Marx.

A manutenção do jardim é feita com supervisão de Haruyoshi Ono e orientação técnica do Engenheiro Agrônomo Jorge Sakai.






































   

“...Um jardim necessita mais do que flores e plantas. Ele precisa de música e sons. Esta é uma das razões pelas quais eu amo este jardim - o som da água corrente está sempre presente ...”     

trecho extraído do livro: Roberto Burle Marx - The Unnatural Art of the Garden, escrito por  William Howard Adams  em 1991 e  publicado pelo MoMA - The Museum of Modern Art, New York , pg 9 - (ver em Publicado)

anteprojeto do jardim em Guache

contato@fazendavargemgrande.com.br  |  Estrada dos Tropeiros km 257 | Serra da Bocaina - SP - Brasil   |    (12)  99759-5351   2a. a 6a. das 10 às 17 horas   (celular rural -  eventualmente sem conexão)

http://www.facebook.com/fvg.bocaina