A região, que no século XIX foi produtora de café, foi também rota de D. Pedro a caminho de São Paulo para proclamar  a Independência.

Antes disto, havia sido a rota de escoamento do ouro e pedras preciosas de Minas Gerais para o porto de Parati a caminho da Europa.

A estrada que hoje liga Bananal a Silveiras é a Rodovia dos Tropeiros, antiga estrada Rio-São Paulo.

Esta região, situada a a extremo leste do Estado de São Paulo, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, envolta pelas Serras da Bocaina e da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, é conhecida como Vale Histórico, composto pelas cidades de Areias, Arapeí, Bananal, Silveiras, São José do Barreiro e Queluz. Possui imensa riqueza histórica, gastronômica, cultural e ecológica. São diversos os circuitos turísticos, gastronômicos e culturais. Saiba mais acessando o link da ASSOCIAÇÃO ROTEIRO CAMINHOS DA CORTE  da qual a Fazenda Vargem Grande é membro (ver n.9 no mapa do site abaixo) :


http://caminhosdacorte.com.br

contato@fazendavargemgrande.com.br  |  Estrada dos Tropeiros km 257 | Serra da Bocaina - SP - Brasil   |    (12)  99759-5351   2a. a 6a. das 10 às 17 horas   (celular rural -  eventualmente sem conexão)

français

        english

JARDIM DE ROBERTO BURLE MARX  -  CASARÃO DE 1837 

  HOSPEDAGEM | LOCAÇÃO | VISITAS SOMENTE  COM  AGENDAMENTO