français

        english

JARDIM DE ROBERTO BURLE MARX  -  CASARÃO DE 1837 

  HOSPEDAGEM | LOCAÇÃO | VISITAS SOMENTE  COM  AGENDAMENTO

 

A Fazenda Vargem Grande é uma antiga fazenda de café com sede datada de 1837, época conhecida como “Ciclo do Café”.  Os proprietários ficaram conhecidos como “Barões do Café” pois fizeram fortuna na região do Vale do Paraíba, principalmente no eixo entre as cidades de Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.  Chamado de “ouro negro”, o café foi o principal sustentáculo financeiro do Império, até sua queda em 1889. O Império se transformou em República, o café migrou para o oeste do estado de São Paulo e a região entrou em declínio. 









A Fazenda foi adquirida 1973 pelo pai das atuais proprietárias. A restauração da sede foi feita conforme fotos e documentos antigos. A parte nova foi construída seguindo o mesmo padrão, conferindo ao todo a mesma beleza e imponência dos tempos áureos do café.

























A construção do jardim levou cerca de dez anos. Aos poucos, Roberto Burle Marx, seu sócio Haruyoshi Ono e Clemente Fagundes Gomes, o proprietário, foram transformando o terreiro de café em um deslumbrante jardim com 3 diferentes níveis, espelhos d’água e piscinas naturais. O jardim ainda hoje segue o projeto original sob a supervisão de Haruyoshi Ono e da equipe do escritório Burle Marx e Cia. Ltda.















acima as piscinas e  o jardim de volumes em construçãoabaixo as fotos atuais                                                    














contato@fazendavargemgrande.com.br  |  Estrada dos Tropeiros km 257 | Serra da Bocaina - SP - Brasil   |    (12)  99759-5351   2a. a 6a. das 10 às 17 horas   (celular rural -  eventualmente sem conexão)

http://www.facebook.com/fvg.bocaina